Memoria rom
A memória ROM (acrónimo para a expressão inglesa Read-Only Memory) é um tipo de memória que permite apenas a leitura, ou seja, as suas informações são gravadas pelo fabricante uma única vez e após isso não podem ser alteradas ou apagadas, somente acessadas. São memórias cujo conteúdo é gravado permanentemente.
Para que serve a memoria rom
Memória apenas de leitura (ROM), também conhecida como firmware, é um circuito integrado (chip) programado com dados específicos, no momento de sua construção. Circuitos integrados de ROM não são usados somente em computadores, mas em muitos outros equipamentos eletrônicos.
TIPOS DE MEMORIA ROM:
PROM
PROM significa memória somente leitura programável (ROM programável). É uma memória digital, onde o valor de cada bit é dependente do estado de um fusível (ou antifusible), que pode ser queimado imediatamente. Para essa memória pode ser programada (os dados podem ser escritos) apenas uma vez através de uma máquina especial chamada programador PROM. Estes relatórios são usados para gravar dados em quantidades menores permanentes às ROMs, ou quando os dados devem mudar em muitos casos, ou todas.
Eprom
EPROM significa Erasable Memória Somente Leitura Programável (Programmable ROM Apagável). É um tipo de chip de memória ROM não volátil inventada pelo engenheiro Dov Frohman. É composto de células FAMOS (Floating Portão Avalanche Injeção-semicondutor de óxido metálico) ou "gate flutuante", cada um dos quais é fornecido sem custo, para que eles sejam lidos como uma (portanto, sem uma EPROM registro lê como FF em todas as células).
EEPROM
E ² PROM ou EEPROM significa Electrically Erasable memória só de leitura programável (ROM programável eletricamente apagado). A memória do tipo ROM, que pode ser programado, apagada e reprogramada electricamente, ao contrário da EPROM ser apagado por um aparelho que emite feixes de ultra-sons. Eles são memórias não voláteis.